Enquanto procurava frameworks que possibilitassem a utilização de PHP e exportação da mesma para Android surgiu-me a ideia de pesquisar sobre outras possíveis abordagens para a concepção e desenvolvimento da nossa aplicação.
No início do projecto tinha-nos surgido a ideia de criar uma aplicação web que poderia ser acedida pelo utilizador via browser e que tivesse todas as características que pretendiamos com o projecto (leitura do código de QR, reencaminhando o utilizador para uma pagina onde pudesse visualizar toda a informação desejada sobre uma determinada peça). No entanto, visto que esta aplicação Web só poderia estar acessível quando o utilizador se encontrasse online, e visto também que a aplicação deve funcionar em ambiente offline sem acesso a qualquer rede, esta ideia foi posta de parte.
Uma hipotética solução para este inconveniente seria o armazenamento dos ficheiros da aplicação localmente, que permitisse ao utilizador o acesso local. No entanto existem 2 problemas: para a leitura de ficheiros de PHP seria necessária a instalação de uma aplicação que os interpretasse localmente, sendo que, assim, seria necessário o utilizador instalar 3 aplicações: interpretador PHP, leitor código QR e a nossa própria aplicação; para além disto, não é de maneira alguma seguro disponibilizar código PHP (ou qualquer outra programação server-side) já que pode tornar toda a aplicação bastante vulnerável.
Como tal, pesquisei por aplicações que permitissem guardar todo o conteúdo encontrado num determinado domínio localmente, sendo que nenhum código PHP seria disponível para o utilizador.
Encontrei a seguinte:
O que esta aplicação permite é efectivamente guardar toda a informação encontrada num domínio, sendo que é possível ignorar ficheiros como vídeos (para não sobrecarregar o disco local).
Assim, seria possível a abordagem híbrida online/offline: para a utilização online, o utilizador é simplesmente redireccionado para a aplicação Web ao descodificar o código QR. Se este se encontrar offline ou sem rede, pode simplesmente ser redireccionado para o ficheiro local com a informação desejada.
Para a actualização da aplicação, o utilizador teria de se dirigir a um "hotspot" para o efeito num museu, por exemplo. Aqui, um responsável pela actualização dos dispositivos dos utilizadores transferiria os ficheiros para o dispositivo do utilizador, preparando-o assim para utilização offline. Estes ficheiros seriam preparados diariamente por esse mesmo responsável utilizando a aplicação indicada.
EDIT: Depois de testar no Android posso confirmar que esta abordagem de facto resulta. Pode também ser criado um shortcut para acesso mais directo mas tendo em conta que a aplicação de leitor iria direccionar o utilizador para a aplicação de qualquer maneira, a criação do mesmo não seria essencial.
. Mobile Tourist Guide / se...
. Reunião de grupo – 13.06....
. versão beta e testes – au...
. Ponto de situação – OT 01...
. Versão beta e testes – au...