Quinta-feira, 24 de Fevereiro de 2011
Entrega do módulo TP1

Aqui fica o documento relativo ao trabalho efectuado ao longo do módulo TP1 - Modulo_TP1.pdf (todas as análises SWOT estão no documento). 

 

 

Mobile Tourist Guide

 Visão: Proporcionar uma experiência multimédia de qualidade interactiva aos utilizadores.

 

Missão: Criar uma aplicação interactiva para dispositivos móveis que permita ao utilizador obter mais informações e visualizar conteúdos multimédia sobre um POI1. Partilha de conteúdos entre utilizadores.

 

Valores: Valorização da experiência proporcionada ao visitante, na medida em que tem acesso à informação de forma imediata e cómoda. Valorização sociocultural, facilitando o acesso a informação complementar de uma forma simples (turismo cultural) e incentivando a partilha de opiniões. Valorização ambiental no que diz respeito à redução de impressão de guias, no entanto o cliente tem sempre a opção de os adquirir.

 

 Cultura, personalidade e estilo No caso do nosso projecto estas características são importantes estudar relativamente aos potenciais clientes (público-alvo). A cultura destes indivíduos situa-se acima da média, muito ou pouco, pois há uma pré-disposição para a procura de mais conhecimento. Em termos de personalidade, terão que ser indivíduos de espírito aberto, que valorizem a expressão individual e artística e com um estilo ligado às tecnologias, são pessoas que apreciam a utilizam gadgets no seu quotidiano e estão familiarizados com telemóveis de última geração e usam-nos em todo o seu potencial.

 

 Valor do produto, processo ou serviço: O valor do produto é tanto maior, quanto melhor for a satisfação experienciada pelo utilizador, uma vez que um dos nossos objectivos é disponibilizar uma aplicação com o custo mais baixo possível para o utilizador, se possível, gratuito e de relevância cultural.

 

Público-alvo: O público-alvo engloba jovens e adultos de ambos os géneros, com idades compreendidas entre os 15 e os 40 anos, uma vez que as faixas etárias compreendidas entre estes valores são as que nasceram e cresceram com as novas tecnologias, os chamados digital natives2. No entanto, além do público-alvo principal, poderá haver utilizadores com idades superiores a este intervalo também interessados. O elemento diferenciador do público-alvo que irá utilizar a aplicação do restante público é o interesse por gadgets, arte, cultura, história e a procura de conhecimento, mais do que a idade. Os utilizadores da nossa aplicação podem-se apelidar de prosumers3, pois outro grande objectivo é a partilha de informação entre utilizadores.

Para a definição do público-alvo, baseámo-nos num estudo realizado em 2009, por Vera Araújo com o apoio do SAPO/PT com uma amostra de 404 utilizadores, acerca da utilização da internet através de dispositivos móveis. Esta investigação demonstra que 52,7% dos inquiridos acede à internet através de dispositivos móveis (23,5% acede através do telemóvel ou PDA), sendo que 62% tem entre os 15 e 18 anos. As actividades com maior incidência são a consulta de notícias, consultar informação de eventos e acesso a redes sociais. De acordo com a Comissão Europeia, em Portugal, no ano de 2007, a rede 3G tinha cobertura de cerca de 80% da população. Neste momento estes valores serão superiores, o que é uma vantagem do ponto de vista do nosso projecto.

 

Stakeholders: Os stakeholders incluem as várias partes interessadas que contribuem directa ou indirectamente no desenvolvimento e utilização do produto. Aqui incluem-se os developers do produto, os orientadores e as entidades que beneficiarão com o lançamento da aplicação e também os clientes, uma vez que são eles que ditam o sucesso do produto. É do seu interesse que a aplicação seja funcional e enriquecedora, não a nível monetário mas do ponto de vista da experiência proporcionada, respondendo às necessidades do utilizador e criando valor para os seus developers e para as organizações (museus, postos turísticos, galerias de arte, etc.) que a ela se associem.

 

 

 

Levantamento do estado da arte ( trata-se de um excerto do texto presente no documento Modulo_TP1.pdf )

 

Foco da pesquisa: ‘Tenho um produto novo e preciso de uma identidade.”

 

Em seguida apresentamos algumas aplicações existentes:

 

Layar - http://www.layar.com/

Esta aplicação consiste num browser de realidade aumentada4, considerado um dos melhores actualmente. Para utilizar o Layar é necessário fazer o download da aplicação para o telemóvel e os conteúdos estão disponíveis a partir do mesmo, para os sistemas operativos IOS e Android permitindo combinar GPS, câmara digital, bússola e acesso à internet para identificar diferentes locais fornecendo diversas informações, em tempo real. As várias camadas de informação são exibidas de acordo com a direcção para onde a câmara do telemóvel está apontada e pela proximidade ao objecto. É possível, também, a utilização plug-ins predefinidos, que permitem mostrar apenas parte da informação, por exemplo, restaurantes, locais de paragem de autocarros, táxis, estações de metro, assim como permite ao utilizador criar camadas personalizadas.

Existem já alguns plug-ins para Portugal, tais como:

 

oEncontrar as melhores francesinhas no Porto;

oEncontrar imóveis georreferenciados (ex: casa Sapo);

Vídeo demonstrativo:

http://www.youtube.com/watch?v=b64_16K2e08

 

 

Junaio -http://www.junaio.com/

Junaio é um aplicativo de realidade aumentada4 para dispositivos móveis 3G e 4G equipados com câmaras, disponível para as plataformas de iOS e Android e brevemente estará disponível para Symbian. Segundo a Wikipédia, o Junaio é o primeiro browser de realidade aumentada4 a conseguir ultrapassar as limitações de precisão do GPS utilizando para isso LLA Markers.

Os marcadores LLA (latitude / longitude / altitude) são ferramentas que permitem saber a localização precisa de telemóveis, especialmente em ambientes indoor onde o GPS tende a ser impreciso. A localização fixa do marcador irá ficar guardada enquanto o

utilizador desejar ou quando um novo marcador for encontrado. Ao interligar a latitude, longitude e altitude num padrão único, o smartphone pode

reposicionar-se sem ter acesso a satélites. Desde que a bússola e o giroscópio funcionem o utilizador pode apontar o seu telemóvel para longe do marcador LLA e continuar a obter informação.

O utilizador pode também criar os seus próprios marcadores de LLA, basta para isso clicar num mapa ou escrever a latitude/longitude/altitude desejada para o marcador.

 

Vídeos demonstrativos:

http://www.dailymotion.com/video/xguu97_indoor-usage-of-junaio-lla-markers_school

http://www.youtube.com/watch?v=Lwga2aY1UFU&feature=player_embedded

http://www.youtube.com/watch?v=2_fYcdH2nMY

http://www.youtube.com/watch?v=kaIUfaJC4DM&feature=player_embedded#at=170

 

 

Wikitude -http://www.wikitude.org/

Wikitude é uma aplicação móvel com uma plataforma de realidade aumentada4. As aplicações actuais do Wikitude são o Wikitude World Browser e Wikitude Drive e só podem ser utilizadas em sistemas operativos iOS, Android e Symbian.

 

Wikitude World Browser

Este browser pesquisa por conteúdo georreferenciado em redor do utilizador usando a câmara e sensores do aparelho móvel. A informação virtual do objecto é exibida no aparelho a partir do local onde se encontra o objecto real. O Wikitude World Browser reúne os lugares mais próximos de todos os prestadores de conteúdo local, assim o utilizador saberá imediatamente o que está a acontecer à sua volta. O Wikitude World Browser possui um motor de busca - Location Aware Search - que procura todos os pontos de interesse através da pesquisa de uma palavra.

O Wikitude requer que o dispositivo disponha de bússola, acelerómetro, GPS e câmara.

Vídeo demonstrativo:

http://www.youtube.com/watch?v=xxly9PUCSvA&feature=related

 

Wikitude Drive

Wikitude Drive é uma aplicação de navegação que utiliza tecnologia de realidade aumentada4. Com uma ligação à Internet e recepção de satélite GPS, o Wikitude Drive suporta navegação em todo o mundo e em tempo real, através do acesso à base de dados da Wikitude

Vídeo demonstrativo:

http://www.youtube.com/watch?v=g-0cuqeUvCQ

 

 

Gowalla - http://gowalla.com/

É uma rede social baseada na localização do utilizador. A aplicação está disponível para Android, iOS, WebOS e Blackberry. Permite partilhar lugares com outros utilizadores e aceder a redes sociais como o Twitter e Facebook, o utilizador pode também criar os seus próprios percursos. A aplicação está disponível para download gratuito ou pode ser acedida através do site, no telemóvel.

Vídeo demonstrativo:

http://www.youtube.com/watch?v=VWmrBSOSt8Y

 

 

Grelha comparativa 

 

 

 

 

Estratégia e posicionamento – Mobile Tourist Guide

 

Tendo em conta o estudo anterior, referente a aplicações já existentes, que podem de alguma forma contribuir para o sucesso ou fracasso do nosso projecto e podem também ajudar a encontrar as melhores soluções para o desenvolvimento do Mobile Tourist Guide, apresentamos de seguida o estudo da estratégia e posicionamento.

A estratégia é a dinâmica do caminho para o sucesso.

A nossa estratégia é, principalmente, uma estratégia de custos. Queremos desenvolver uma aplicação adaptada às necessidades tecnológicas do utilizador, com o mínimo de custos de desenvolvimento e o mínimo de custos para o utilizador final, sendo o grande objectivo, a utilização gratuita.

Uma estratégia secundária é a inovação/diferenciação face a aplicações já existentes, pois embora tenha pontos em comum com vários produtos, o conceito geral é novo.

O posicionamento é a imagem ou identidade de um produto na ideia que o utilizador tem do mercado.

Em termos de posicionamento, visto ser uma aplicação inovadora, ao ser colocada no mercado vai ser líder de mercado por ser única, o que não implica, obrigatoriamente sucesso imediato.

Para a obtenção do sucesso e vantagem competitiva, temos vários objectivos a ser alcançados, nomeadamente o baixo custo de desenvolvimento, a disponibilidade de acesso à aplicação e a sua usabilidade. Tendo em mente a concretização dos objectivos, vamos disponibilizar a aplicação no maior número de sítios possível e com as melhores facilidades de acesso. Uma das opções é a disponibilização online através do portal desenvolvido pelo Grupo 9 – Where to go? What was seen? Os museus, galerias, centros de turismo, POIs1 irão também disponibilizar o download da aplicação.

 

 

Briefing– Mobile Tourist Guide

 

Conceito

 

Ideia central: Proporcionar uma experiência cultural, através de uma aplicação multimédia interactiva, que crie no utilizador satisfação e necessidade de conhecimento. Para tal, vamos desenvolver uma aplicação que será utilizada através do dispositivo móvel do utilizador, que o permita experienciar a obra de arte a outro nível e partilhar essa mesma experiência com outros utilizadores.

 

Mensagens chave: Estimular o conhecimento, a apreciação da arte e cultura. Fundir a arte clássica e física com o mundo virtual das novas tecnologias. Fomentar a partilha de informação entre os utilizadores e interacção.

 

Definição inicial do projecto: Após várias reuniões entre o grupo e com o orientador, propomo-nos a desenvolver uma aplicação interactiva, que o utilizador possa descarregar para o telemóvel e a partir daí, aceder a informação complementar sobre determinada obra de arte ou POI1. Os conteúdos disponibilizados vão ser conteúdos multimédia, e o utilizador tem a possibilidade de deixar uma opinião no final da visita ou de votar sobre a obra ou sobre o local que visitou. Esta pequena plataforma de interacção vai fornecer feedback às entidades relacionadas e a outros potenciais visitantes, o que é uma mais-valia em termos de melhoramento da experiência do utilizador. Um dos objectivos principais que ajudou também na definição da nossa estratégia está ligado aos custos, queremos utilizar recursos com baixo custo para a implementação da aplicação mas que ao mesmo tempo não prejudiquem a experiência final do utilizador, experiência esta, que deverá estar acessível de forma gratuita.

 

SWOT – Mobile Tourist Guide

Forças (Strengths):

O conceito é inovador, não existe concorrência directa na área. o Aplicação em actualização constante, adaptando-se às necessidades dos utilizadores.

Possibilita a partilha de informação.

Baixo custo de desenvolvimento e utilização.

 

Fraquezas (Weaknesses):

o Dificuldade de divulgação e aceitação pelo público-alvo, numa situação inicial.

o Qualquer uma das tecnologias estudadas que possa ser utilizada no desenvolvimento da nossa aplicação vai sempre implicar limitações inerentes à própria tecnologia.

 

Oportunidades (Opportunities):

Aumento do número de pessoas com smartphones.

o Globalização.

Grande crescimento de prosumers3.

 

Ameaças (Threats):

o Existem outras aplicações que embora não sejam concorrentes directas,

podem ter a preferência do público-alvo ou estar.



publicado por mariajcampos às 17:24
editado por filipe-monteiro às 23:21
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